28 de abril de 2010

Ideologia e poder: A forte influência na formação da Opinião Pública

A propaganda ideológica é usada há muito tempo para convencer as pessoas a terem alguns ideais, ideologia, correntes de pensamento, seja direta ou subliminarmente. Isso foi muito usado por Hitler, por exemplo, para difundir e disseminar sua idéia de raça ariana e a doutrina nazista. Também é usada há tempos pelo governo federal do Brasil para afirmar a idéia de nacionalismo. Dois exemplos são as frases “Brasil ame-o ou deixei-o”, na época de ditadura militar e “Sou brasileiro e não desisto nunca”, nos tempos de hoje.

Os meios de comunicação são os melhores para esse tipo de disseminação ideológica, pois têm um alcance grande, em muitos, como o rádio e a televisão, não é necessário leitura, pela importância que as pessoas dão a mídia.


O programa Globo Esporte que vai ao ar no horário do almoço pela Rede Globo é um exemplo de propaganda ideológica dentro do esporte. A apresentadora do programa em rede nacional, Glenda Koslowski usa duas formas de passar suas idéias, ou melhor, as idéias do patrão, visto que os conteúdos e a maneira de como estes serão passados são decididos em reunião de pauta. Uma dessas formas é noticiar alguns fatos e negligenciar outros. A segunda é a repetição, ou seja, todo dia falar a mesma coisa para fixar essa idéia na cabeça do espectador.



Atualmente dois são os temas favoritos do programa: Messi e os “Meninos de Vila”. Todos os dias esse temas estão em pauta no programa. A apresentadora defende a cada programa o jogador argentino e reforça que ele é o melhor do mundo e que o Brasil tem que se cuidar na Copa do Mundo com os “hermanos”, porque a opinião pública brasileira já coloca a Argentina como a favorita para a Copa.


Já no caso do time do Santos é unanime em todos os programas esportivos que o clube é o melhor do país. Mas o Globo Esporte vai além. O programa defende com unhas e dentes que os jogadores Neymar e Paulo Henrique Ganso devem ser convocados para a seleção, numa clara tentativa de jogar a opinião pública contra o técnico Dunga se este não os convocar, ou seja, é jogar o país todo contra o técnico da seleção.

Portanto é preciso sempre assistir com atenção e de forma crítica os conteúdos televisivos, pois a maioria, ou quase todos eles estão carregados com propagandas ideológicas que atingem os receptores, sem que eles nem ao menos percebam os acompanharem de forma displicente e acrítica.

Um comentário:

  1. Não concordo inteiramente com seu post.
    Concordo com a idéia da propaganda ideológica, mas quanto aos programas de esporte (ou programas de futebol, porque é só disso que eles falam) sempre foi assim. O Corinthians quando retomou a primeira divisão e chamou Ronaldo "The Fatty Boy" Fenônemo, todos os holofotes pairavam sobre o gordinho e sobre o time dos malocas. Agora (pelo que escuto), literalmente "quem dá a bola é o Santos", ano que vem vêm o Palmeiras e depois o XV de Piracicaba. O foco do jornalismo (MUDE ISSO,ZÓIO, PELAMORR) sempre é a modinha da vez, e isso sempre fode tudo.
    A propaganda ideológica embutida na Globo é a alienação, inação e ignorância com os programas de merda que ela exibe!

    Saudades man!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pela participação!