4 de março de 2010

Dunga: Vilão ou Herói?

Mais uma vez a seleção brasileira de futebol ganhou, mas não convenceu. Em um 2x0 no melhor estilo Dunga, burocrático e sem graça, o Brasil venceu a fraca seleção irlandesa com um gol contra e outro numa bela jogada de Robinho e companhia. A vitória de ontem foi mais uma para creditar à conta de Dunga, que está em alta com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pior, com o povo brasileiro.

De fato o gaúcho tem um saldo muito favorável em vitórias, os números estão ao seu lado. Desde agosto de 2006 à frente da seleção mais importante do mundo Dunga conseguiu 37 vitórias, 11 empates e apenas cinco derrotas num total de 53 partidas. Ainda tem os títulos da Copa América e da Copa das Confederações. A partir disso é fácil pensar que tudo vai às mil maravilhas, mas é preciso calma.

O jogo de ontem ilustrou muito bem a forma Dunga de jogar. Foram três volantes em campo, Gilberto Silva, Felipe Mello e Ramirez, ou seja, um time fechado e de muita marcação. Historicamente a seleção brasileiro foi um time muito aberto, de qualidade de passe e muita, mas muita habilidade. A seleção de Dunga pelo contrário é um time de cadencia e muita, mas muita retranca.

Os jogadores brasileiros são sim jogadores de habilidade, e ontem quando houve toque de bola e habilidade individual, o Brasil trabalhou muito bem e levou perigo ao goleirão Shay Given. Inclusive foi dessa forma que aconteceu o segundo gol do Brasil, uma boa troca de passes no meio de campo e uma bela finalização de Robinho.


Os torcedores se deixam muito levar pelo coração, afinal o Brasil venceu, por que então reclamar!? Elementar meu caro torcedor, a Irlanda é uma seleção fraca e 2x0 é resultado para o Brasil fazer em seleções como Portugal, Alemanha e Itália, por exemplo. Em 1982 o Brasil venceu os verdes por 7x0 com dois gols de Sócrates, dois de Serginho Chulapa, um de Zico, um de Falcão e um de Luizinho. Obviamente que a seleção da Irlanda era infinitamente inferior à atual, mas é algo que se deve levar em consideração.


Outro ponto que se deve chamar atenção são para as convocações de Dunga. O que Gilberto Silva, Felipe Mello, Josué companhia limitada estão fazendo na seleção brasileira? E por outro lado, o que Ronaldinho Gaúcho está fazendo de fora? Dunga tem seus pupilos e entre eles não está seu conterrâneo que uma vez lhe aplicou um lindo chapéu num Grenal de 1999.


Agora é preciso esperar a Copa, afinal ontem foi a única data FIFA (data em que os clubes são obrigados a liberar os jogadores convocados) do ano, e a conservadora CBF não marcou nada de extra-oficial (o México tem mais 8 partidas antes da Copa do Mundo). E é no mundial que o trabalho de Dunga será ratificado ou execrado. Para piorar a situação do técnico, o Brasil caiu em uma chave muito complicada com a poderosa seleção de Portugal com Cristiano Ronaldo, Deco, Quaresma e Nani, além da mais forte seleção africana a Costa do Marfim de Drogba, Eboué e Yaya Touré.


A partir do dia 15 de junho começa o “mês D” de Dunga e sua seleção e assim sua epopéia pela primeira copa do continente africano. Se vai durar uma, duas, três ou quatro semanas não se pode saber, mas se Dunga será herói ou vilão, apenas a Copa do Mundo nos dirá.

Um comentário:

  1. Esse texto é muito bom, meu amor. Tenho certeza que será um grande jornalista esportivo, ou então, um grande jornalista político. Mas prefiro ficar com a primeira opção, é mais segunda, ainda que você não consiga a plena imparcialidade. hahahaha...
    Tenho muito orgulho de você.
    Beijos enormes.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pela participação!